Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

5 ideias para um feedback efetivo

June 13, 2017

 

Hoje em dia, a palavra Feedback é muito utilizada e pode gerar grandes reações.

 

- Vem aqui que vou te dar um feedback!

- Olha, ele precisa de um feedback.

- Estou arrasado, tomei um feedback.

 

Mas afinal, O que se entende por Feedback?

 

Feedback é uma palavra inglesa que significa retorno a uma solicitação feita a uma máquina, sistema ou processo com o objetivo de produzir mudanças para melhorar o desempenho ou autocorreção em sistemas automáticos.

 

Feedback também é utilizado para dar um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de uma atividade. A chave nesse caso é compreender que seres humanos nem sempre reagem bem a críticas.

 

O que você sente quando recebe Feedback?

 

Mal estar? Incômodo? Isso ocorre porque somos criaturas emotivas, norteadas por sentimentos que fazem parte da nossa condição humana. A vergonha e a raiva são exemplos de sentimentos que podem surgir, dependendo de como o feedback é dado. Sensações negativas podem nos colocar na defensiva e impedir o progresso ao invés de promovê-lo.

 

Quando e como você dá Feedback?

 

O Feedback pode ser complexo de se dar e receber. Muitas vezes, deixamos para dar feedback quando não há mais saída e já estamos irritados porque algo não saiu como esperávamos. Acaba virando uma bronca. A frustração fica presente para ambas as partes e os resultados permanecem negativos. Feedback não é bronca, e a bronca não é efetiva.

 

Como transformar o Feedback em algo positivo?

 

O Feedback Efetivo é uma arte e envolve muitos aspectos do desenvolvimento das relações humanas.  

 

Dar Feedback Efetivo é a capacidade de informar algo que ajude o outro a perceber o que funciona e o que não funciona nas suas ações.

 

Essas 5 ideais fazem partes de algumas das melhores práticas na hora de dar feedback. É o resultado de pesquisa de muitos especialistas em diversas áreas do desenvolvimento humano.

 

 

5 Ideias para dar Feedback Efetivo

 

Pense no feedback como pequenas conversas, dicas para o sucesso das pessoas. Reuniões de feedback podem ganhar leveza e efetividade dessa forma.

 

1. Elogie

 

Antes de criticar, procure valorizar os pontos positivos das ações das pessoas. Mas só valorizar não é o suficiente, é preciso comunicar. Conte para elas o que elas fazem bem. Os elogios podem ser feitos em particular ou em público. Todo mundo adora! Só de pensar em elogio, você pode estar sorrindo agora. Eu estou. Isso prepara o ambiente para o aprimoramento.

 

2. Crie um ambiente seguro

 

O Feedback Efetivo deve começar com elogios. O Feedback Efetivo é uma dica sobre uma ação que precisa ser melhorada. Precisa ser dado em particular e com muito respeito para evitar constrangimento. Ninguém quer se sentir humilhado na frente dos outros. Só de escrever “constrangimento” eu já faço careta. E você?

 

3. Escolha um único ponto para melhorar

 

Mudar é possível, mas pode ser complexo. Lembre-se de quando tentou mudar algo em sua rotina ou comportamento. Como foi? Portanto, ao dar feedback procure escolher apenas uma ação que precisa ser ajustada para obtenção de melhores resultados. Dê exemplos pontuais do que ocorreu. Então, explique claramente o que espera nas situações futuras.

 

4. Escute

 

Escute o que a pessoa tem a dizer. Demostre empatia. Conecte-se com o que ela está falando. É normal as pessoas começarem a se justificar, mas quanto mais você conseguir estabelecer uma conexão, melhor será o diálogo. Isso fará muita diferença na hora de conseguir resultados postivos no futuro.

 

5. Crie um plano de ação

 

Dar Feedback Efetivo é a capacidade de informar algo que ajude o outro a perceber o que funciona e o que não funciona nas suas ações dentro de um contexto.

 

Durante essa conversa, sugiro criar planos de ação bem simples para garantir que a mudança ocorra e permaneça. Apoie a pessoa durante essa fase. É ótimo lembrar das qualidades da pessoa que podem ajudá-la a transformar ações futuras.

 

Conversas abertas quando se fala sobre o problema e não sobre a pessoa que fez a ação podem trazer descobertas. Podemos descobrir pontos para aprimorar processos e também para aprimorar a nossa forma de agir.

 

Você está preparado e aberto para isso?

 

Lembre-se: Feedback Efetivo é uma conversa de aprendizado - para todos.

 

Denise Barbezani é Coach Certificada Associada a ICF – Federação Internacional de Coaching. Certificada em coaching executivo e pessoal e pelo ICI – Instituto Coaching Integrado.  Especializada em marketing em MBA pela ESPM, possui experiência de 10 anos em multinacionais de Tecnologia. Fluente em inglês, tem certificação CPE –  de proficiência pela Universidade de Cambridge. Denise é bacharel em Letras e formada em tradução pela Universidade Anhembi Morumbi. Fortaleceu suas habilidades de empreendedorismo no curso Empretec, uma metodologia da ONU ministrada pelo Sebrae. Denise coloca sua experiência de mais de 500 horas de coaching a serviço de mais de 50 clientes no Brasil e no mundo através de atendimento online. Como coach, ela ajuda pessoas a definir e alcançar as suas metas profissionais, de vida, e de negócios. Hoje, mora na Inglaterra com sua família.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

WhatsApp/UK: +44 7733086918

Skype: denise.barbezani

Email: denise@denisebarbezani.com 

 

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Criado por Ynusitado

DENISE

BARBEZANI