4 Passos do Feedback Sanduíche

Denise Barbezani e Débora Barbezani de Arruda

Depois do recente “5 Ideias para dar Feedback Efetivo”, atendendo a pedidos, confira os 4 Passos do Feedback Sanduíche.

No livro “O Líder-Coach” de Rhandy Di Stéfano ele desabafa: “É lastimável que o Feedback seja uma das ferramentas mais mal entendidas no mundo empresarial.” E cita estudos de Hargove que mostram que “uma pessoa que tem metas definidas de desempenho ou comportamento ao receber feedback constante tem aumento de resultados de 125%.”

Feedback Efetivo é a capacidade de informar algo que ajude o outro a perceber o que funciona e o que não funciona nas suas ações. Por isso, a crítica construtiva feita com respeito, pode impactar positivamente a ação dos colaboradores.

O famoso Feedback Sanduíche é uma das formas de desenvolver as pessoas. Basicamente, não dê bronca, nem levante apenas pontos negativos, mas intercale críticas construtivas com pontos positivos.

Por que Feedback Sanduíche?

Como acontece com a composição do seu sanduíche com pão, recheio e pão, o feedback sanduíche envolve dicas para pessoa melhorar entre pontos positivos.

A primeira coisa que alguém que vai dar feedback precisa fazer é parar e pensar em como vai proceder. Evite dar bronca quando estiver nervoso. Só depois de se acalmar, esqueça a bronca e se prepare para marcar uma conversa de aprendizado.

Prepare-se para dar Feedback Sanduíche!

É importante saber previamente o que você vai falar na reunião. Lembre-se de escolher um local apropriado para apenas você e o colaborador conversarem. Seguir o roteiro positivo – positivo – negativo – positivo pode te ajudar.

4 Passos do Feedback Sanduíche

1. Positivo: Destaque o primeiro ponto positivo e dê exemplos:

- Conseguimos bons resultados com os seu projeto na semana passada. Parabéns pela qualidade dos dados apresentados.

2. Positivo: Mencione o segundo ponto em que as ações estão trazendo os resultados esperados e dê exemplos:

- Além disso, cumpriu os prazos de entrega, algo que se esforça para fazer com frequência.

3. Negativo: Reflita sobre uma forma positiva e respeitosa de lidar com uma ação que não gerou resultado desejado. Dê exemplos pontuais:

- Contudo, observo ruídos entre a nossa área e as outras nos projetos entre departamentos. Ontem, perdemos uma entrega para cliente por causa de um mal entendido. Como você percebe isso? / Você tem sugestões para melhorar esse ponto? / Como posso ajudá-lo a aprimorar esses projetos?

- A ideia de interagir mais com as outras áreas para validar a participação deles parece uma boa solução. Como você planeja realizar isso? / Há algo que eu possa fazer para ajudá-lo?

4. Positivo: Feche a reunião de forma positiva e acompanhe, faça follow up.

- Acredito que a sua flexibilidade irá ajudá-lo a realizar projetos mais produtivos com as outras áreas. Vamos agendar uma reunião de acompanhamento?

Sugiro que crie a sua forma de dar feedback constante. Transforme o feedback em um processo natural do seu estilo de liderança.

Vale lembra que Feedback é uma via de mão dupla. Prepare-se para ouvir. Compreenda o que colaborar está comunicando. Entenda que, talvez, você também precise contribuir para facilitar a mudança. Você está preparado para isso?

Sucesso!

Denise Barbezani é coach certificada em coaching executivo e pessoal e pelo ICI – Integrated Coaching Institute e associada ACC – Associate Certified Coach da ICF – International Coach Federation. Especializada em marketing em MBA pela ESPM, possui experiência de 10 anos em multinacionais de Tecnologia. Fluente em inglês, tem certificação CPE – Proficiency pela Cambridge University e é bacharel em Letras e formada em tradução pela Universidade Anhembi Morumbi. Fortaleceu suas habilidades de empreendedorismo no curso Empretec, uma metodologia da ONU ministrada pelo Sebrae. Denise coloca sua experiência de mais de 500 horas de coaching a serviço de mais de 50 clientes no Brasil e no mundo através de atendimento online. Como coach, ela ajuda pessoas a definir e alcançar as suas metas profissionais, de vida, e de negócios. Hoje, mora na Inglaterra com sua família.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

DENISE

BARBEZANI

WhatsApp/UK: +44 7733086918

Skype: denise.barbezani

Email: denise@denisebarbezani.com 

 

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Criado por Ynusitado