Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Você busca pela Excelência ou Perfeição na sua vida profissional e pessoal?

September 1, 2017

Denise Barbezani e Nelson Esquivel

 

"Empenhar-se para atingir a excelência o motiva; Empenhar-se para atingir a perfeição é desmoralizante.” - Harriet Breaker

 

Ao pesquisar para escrever o texto sobre Sinais de Alto Desempenho Profissional e Pessoal, me deparei com o seguinte conceito de Jullien Gordon:

 

Quem vive com excelência atinge alto desempenho dando 100%.

Quem é workaholic perfeccionista dá 110% ou mais.

 

Essa comparação ficou martelando na minha cabeça. Queria entender melhor as implicações quantitativas e práticas, além de expor essa ideia através de uma uma metáfora. Por isso, busquei a ajuda de um matemático e apresento o resultado dessa conversa.

 

Vamos analisar juntos essa quebra de paradigma sobre dar mais de 100% em uma área reconhecida pela excelência e fascinante para muitos: a Fórmula 1.

 

 

As equipes se preparam com antecedência para criar condições especiais que permitam superar limites e obter os melhores resultados. Durante os treinos de qualificação centésimos de segundos preciosos definem a pole position. Depois, é hora de se concentrar para manter um bom ritmo ao longo da corrida. A equipe mais rápida e constante alcança o podium.

 

Esse esforço que viabiliza fazer voltas mais rápidas na classificação e até bater recordes, às vezes, chega a superar 100% da capacidade do piloto, carro e equipe como um todo. Mas isso não é sustentável ao longo de toda prova. Além disso, a probabilidade de erro aumenta, pois não se pode ficar no limite o tempo todo.

 

Nelson Esquivel teve a oportunidade de participar de um evento em que Emerson Fittipaldi era palestrante e lhe foi feita a seguinte pergunta: “Por que os carros dos anos 70 eram mais rápidos do que os atuais em velocidade máxima, mas não em tempo de volta?” Em linhas gerais, a resposta explicava que a diferença está na aceleração e desaceleração. Na busca pela excelência, a Fórmula 1 se reinventa a cada temporada. Dentro de centenas de pontos que contribuem para a melhoria, dois pontos fundamentais se destacam: a aerodinâmica e os pneus. Os carros atuais aceleram muito mais rapidamente e desaceleram em menos espaço. Com isso, se mantém em alto regime por mais tempo e também fazem curvas muito mais rápido. Dessa forma, mesmo tendo uma velocidade final menor do que no passado, os pilotos conseguem baixar o tempo de cada volta. Isso define a F1 moderna: carros que fazem voltas mais rápidas e de forma mais segura.

 

Quando trabalhamos acima da nossa capacidade - “110%” - mudamos o paradigma. Claro que devemos e podemos redefini-los, até porque sempre tiramos lições do processo, mas isso não significa que isso possa ser mantido sempre. Deve ser um exercício assíncrono. Você pode e deve forçar o paradigma, mas não de forma constante. A busca pelo recorde deve ser um exercício esporádico.

 

Denise Barbezani é uma perfeccionista em recuperação e repete todos os dias “Só por hoje não serei perfeccionista. Deixarei de buscar pela perfeição, que só me traz frustração, e buscarei a excelência; serei melhor a cada dia - o que me deixa feliz e satisfeita.” Denise é coach certificada em coaching executivo e pessoal pelo ICI – Integrated Coaching Institute e associada ACC – Associate Certified Coach da ICF – International Coach Federation. Especializada em marketing em MBA pela ESPM, possui experiência de 10 anos em multinacionais de Tecnologia. Denise coloca sua experiência de mais de 500 horas de coaching a serviço de mais de 50 clientes no Brasil e no mundo através de atendimento online. Como coach, ela ajuda pessoas a definir e alcançar as suas metas profissionais, de vida, e de negócios. Hoje, mora na Inglaterra com sua família.

 

Nelson Esquivel tem mais de 24 anos de experiência na área de TI, a maior parte dedicada à venda consultiva de projetos. Trabalhou como um "Evangelista" de novas tecnologias, Business Service Management (BSM) para clientes internos e externos. Possui grande experiência em justificação financeira de projetos de TI: análise de ROI e TCO, cálculo de IRR, criação e justificativa de Caso de Negócios. Especialista em ITSM e sua implementação, participou em mais de 20 projetos, incluindo alguns no exterior (Alemanha, EUA, Venezuela, Peru, Colômbia, Argentina, México e Reino Unido) entre outros. Nelson também mora na Inglaterra com a família e é  fã de Fórmula 1 há mais de 35 anos.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

WhatsApp/UK: +44 7733086918

Skype: denise.barbezani

Email: denise@denisebarbezani.com 

 

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Criado por Ynusitado

DENISE

BARBEZANI