Você busca pela Excelência ou Perfeição na sua vida profissional e pessoal?

Denise Barbezani e Nelson Esquivel

"Empenhar-se para atingir a excelência o motiva; Empenhar-se para atingir a perfeição é desmoralizante.” - Harriet Breaker

Você busca viver com Excelência ou Perfeição?

Vamos usar a definição de Excelência como “qualidade muito superior; busca pela melhoria continua”; a Perfeição será definida como “sem defeitos, sem falhas, correção absoluta, o mais elevado grau de exatidão; excesso de cuidado, de zelo demonstrado na realização de algo. Algo ou alguém que não erra, e não tem defeitos.”

Qual é a diferença básica entre Excelência ou Perfeição, de acordo com as definições acima?

Além da própria definição de perfeição ter ficado mais longa e cansativa, de modo geral, a excelência é possível de ser alcançada e pode trazer grande satisfação e motivação; a perfeição é impossível de ser alcançada e traz frustração, desgaste e desmoraliza.

“Melhorar o trabalho diário é ainda mais importante do que fazer o trabalho diário.” Essa ideia está presente no livro “O Projeto Fênix” de Gene Kim, Kevin Behr, e George Stafford (tradução livre). Parafraseando um autor mencionado nesse livro, Mike Rother, não importa o que você melhore, desde que esteja melhorando alguma coisa. Por quê? Porque se não melhorar, a tendência à mudança e a desordem garantirá que você piore. Não é possível não cometer erros.

Buscar a excelência é um processo de aprendizagem e desenvolvimento. Além disso, também podemos observar e aprender com os sucessos e as falhas alheias, seguir o que dá mais certo e evitar repetir os mesmos erros.

Como viver com Excelência?

O ponto chave está no equilíbrio. Como nas corridas de Fórmula 1, a diferença está em saber quando acelerar ou desacelerar. E não importa no que melhore, mas melhore alguma coisa a cada dia.

Considerando as ideais expostas acima e fazendo um paralelo com as nossas vidas: Quem vive com excelência atinge alto desempenho dando 100%. Quem é workaholic perfeccionista dá 110% ou mais. Mudar o paradigma por um período longo pode ocasionar - no mínimo - desgastes limitantes e até problemas mais sérios como síndrome de burnout.

Se você se considera um perfeccionista, convidamos você a abandonar a frustração do final do dia e buscar a excelência. A percepção de que todo dia está um pouco melhor, pode fazer você se sentir mais satisfeito.

Experimente uma nova forma de ver a vida e o trabalho. Convidamos você a olhar de cima, sobrevoar as situações. Para melhorar todo dia, conheça novas formas de ser e de pensar. Gere novas perspectivas.

Já sabemos que o equilíbrio na vida e no trabalho proporciona melhores resultados e mais satisfação. Vamos criar hoje um pouco mais de equilíbrio do que ontem? É possível.

Denise Barbezani é uma perfeccionista em recuperação e repete todos os dias “Só por hoje não serei perfeccionista. Deixarei de buscar pela perfeição, que só me traz frustração, e buscarei a excelência; serei melhor a cada dia - o que me deixa feliz e satisfeita.” Denise é coach certificada em coaching executivo e pessoal pelo ICI – Integrated Coaching Institute e associada ACC – Associate Certified Coach da ICF – International Coach Federation. Especializada em marketing em MBA pela ESPM, possui experiência de 10 anos em multinacionais de Tecnologia. Denise coloca sua experiência de mais de 500 horas de coaching a serviço de mais de 50 clientes no Brasil e no mundo através de atendimento online. Como coach, ela ajuda pessoas a definir e alcançar as suas metas profissionais, de vida, e de negócios. Hoje, mora na Inglaterra com sua família.

Nelson Esquivel tem mais de 24 anos de experiência na área de TI, a maior parte dedicada à venda consultiva de projetos. Trabalhou como um "Evangelista" de novas tecnologias, Business Service Management (BSM) para clientes internos e externos. Possui grande experiência em justificação financeira de projetos de TI: análise de ROI e TCO, cálculo de IRR, criação e justificativa de Caso de Negócios. Especialista em ITSM e sua implementação, participou em mais de 20 projetos, incluindo alguns no exterior (Alemanha, EUA, Venezuela, Peru, Colômbia, Argentina, México e Reino Unido) entre outros. Nelson também mora na Inglaterra com a família e é fã de Fórmula 1 há mais de 35 anos.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

DENISE

BARBEZANI

WhatsApp/UK: +44 7733086918

Skype: denise.barbezani

Email: denise@denisebarbezani.com 

 

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Criado por Ynusitado