Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

3 Tendências de liderança e qualidades que mais importam

March 23, 2018

Estou acostumada a traduzir do português para o inglês e vice-versa, mas quase sempre escrevo os artigos em português primeiro. Por isso, ao começar a montar esse em inglês, fico curiosa com a nova experiência.

 

Não é fácil ser líder no nosso mundo exigente de hoje. Enfrentamos todos os tipos de desafios em todo o planeta. No Brasil, meu país de origem, uma crise multifacetada bateu com força.

 

Embora não exista uma forma “certa” ou “errada” para ser líder, há boas práticas e ideias que podem ajudar nossos dias a fluírem melhor enquanto nos adaptamos a mudanças constantes.

 

 

Com base na minha experiência com liderança e coaching, escolhi 3 ideias essenciais da Forbes sobre as maiores e mais influentes tendências de liderança e gestão de 2018.

 

Também compartilharei os resultados das qualidades mais importantes de um líder de acordo com uma atividade de um grupo de alumni do qual faço parte.

 

1. Encontre e promova o equilíbrio entre vida e trabalho

 

A pressão por resultados e a necessidade de manter um emprego ou uma empresa de pé podem, às vezes, nos fazer esquecer que somos seres humanos. Temos necessidades básicas para sobreviver, como alimentação, descanso, sono, vida familiar, conexão, exercício.

 

Quando atingimos nossos limites, podemos diminuir nosso desempenho.

Antes que um líder possa permitir que a equipe tenha equilíbrio entre vida pessoal e profissional, é importante que o próprio líder experimente essa combinação.

 

Por exemplo, as mais importantes empresas de TI reconheceram que trabalhar em casa ajuda a adquirir e reter os melhores talentos. Mas, mais do que isso, as empresas precisam permitir que a equipe combine melhor seu trabalho e suas vidas para reduzir a síndrome de burnout e aumentar os resultados.

 

Depois de mais de um ano morando no Reino Unido, a boa notícia é que, tendo trabalhado no Brasil para empresas americanas e ao trabalhar como consultora e coach, observei que os europeus estão à nossa frente em termos de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Podemos aprender com eles com certeza.

 

Como você mantém o equilíbrio entre vida e trabalho?

 

2. Faça o que eu digo, porque eu faço o que falo

 

No passado e infelizmente ainda hoje, os líderes podem ter apoiado procedimentos e políticas sem necessariamente segui-los. O futuro é hoje e o comportamento inadequado reduz os resultados e não tem mais espaço. Responsabilizar-se por seu atos é fundamental tanto para a equipe quanto para o líder.

 

Mais fácil falar do que fazer, os líderes precisam liderar por ações e exemplos. Como líder e coach, percebi que precisamos de ajuda para realmente enfrentar e, às vezes, mudar nossos hábitos. Sempre faço coaching, mentoria e supervisão com colegas maravilhosos  que me ajudam a melhorar meu desempenho. Por isso, recomendo que as pessoas considerem essa possibilidade. Você poderá ficar surpreso ao se observar no espelho. Por outro lado, essa consciência também o libertará para criar novas práticas e se sentir mais confortável em sua posição.

 

Como você evita o fenomeno de “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”?

 

3. Continue se desenvolvendo e permita que a sua equipe faça o mesmo

 

Se você quiser seguir o caminho do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de dar o exemplo, você precisa ser melhor, mais eficiente e ter melhor desempenho dia após dia. No atual ambiente de ritmo acelerado, isso só é possível com educação continuada.

 

Tudo muda o tempo todo. Tenho experiência em marketing para TI e ainda faço consultoria de marketing. É incrível como a cada trimestre há novas tecnologias - e isso é maravilhoso. No entanto, temos que nos manter atualizados com as mudanças no mundo dos negócios. O rápido desenvolvimento também permite que a concorrência se mova mais rápido e as empresas precisam ganhar e sustentar a vantagem competitiva para prosperar.

 

Adquirir conhecimento e desenvolver habilidades permite o alinhamento e o alto desempenho de pessoas, processos e tecnologia. Como Steven Maranville afirma: “O aprendizado não se limitará ao treinamento formal realizado dentro do negócio. A aprendizagem se estenderá a um número crescente de plataformas online de microaprendizado.”

 

Qualidades de lideranças que mais importam hoje

 

Dentro do espírito da aprendizagem contínua, participei de um curso da Thinking Partnership de três dias com Jane Adshead-Grant. A metodologia Time to Think criada pela Nancy Kline é tão relevante para a minha prática que também entrei no grupo de Alumni da Jane Thinking Environment. Na nossa primeira reunião deste ano, essa foi a pergunta que ela nos fez: “O que você acha mais importante nos negócios e na liderança hoje?” Em uma rodada, seguida por uma rica discussão aberta, os seguintes pensamentos e ideias emergiram.

 

Respeito pelo indivíduo e ver além de nossas suposições ou premissas.

 

Integridade, ser honesto e aberto, cumprindo com o que você diz que vai fazer.

 

Autoconfiança, saber quem você é a partir disso, capacitar os outros a serem a sua melhor versão.

 

• Maior autoconsciência para desbloquear as oportunidades de aprendizado e crescimento.

 

Autenticidade, ser você mesmo e se permitir expor suas vulnerabilidades.

 

Justiça, tratar as pessoas de forma justa e oferecer oportunidades para todos.

 

• Pensar em ganha-ganha.

 

Auto-compaixão e humildade.

 

Inclusão e habilidade de escutar.

 

Coragem e responsabilidade pessoal.

 

Espero que essas idéias ajudem você a se preparar para desenvolver seu próprio estilo eficaz de liderança e, deste modo, motivar e orientar as pessoas. Espero também que issas ideais permitam que você se adapte à sua equipe durante cada novo desafio de maneira satisfatória.

 

Sabe que foi mais fácil escrever em inglês e depois traduzir para o português... Talvez porque o inglês seja uma língua mais direta do que a portuguesa, ou, talvez, seja mais fácil, porque inglês não é minha língua materna e, por isso, não fico andando em círculos.

 

Denise Barbezani é coach certificada em coaching executivo e pessoal e pelo ICI – Integrated Coaching Institute e associada ACC – Associate Certified Coach da ICF – International Coach Federation. Especializada em marketing em MBA pela ESPM, possui experiência de 10 anos em multinacionais de Tecnologia. Fluente em inglês, tem certificação CPE –  Proficiency pela Cambridge University e é bacharel em Letras e formada em tradução pela Universidade Anhembi Morumbi. Fortaleceu suas habilidades de empreendedorismo no curso Empretec, uma metodologia da ONU ministrada pelo Sebrae. Denise coloca sua experiência de mais de 500 horas de coaching a serviço de mais de 50 clientes no Brasil e no mundo através de atendimento online. Como coach, ela ajuda pessoas a definir e alcançar as suas metas profissionais, de vida, e de negócios. Hoje, mora na Inglaterra com sua família.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

WhatsApp/UK: +44 7733086918

Skype: denise.barbezani

Email: denise@denisebarbezani.com 

 

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Criado por Ynusitado

DENISE

BARBEZANI